Seguidoras

Quem sou eu

Minha foto
SAO JOSE DOS CAMPOS, SAO PAULO, Brazil
Um ser em transformação.

domingo, 2 de outubro de 2011

Como planejar uma dieta de sucesso!

>>A avaliação, a primeira coisa que devemos fazer antes de pensar na dieta é ver como está o nosso organismo, comece coletando o máximo de informações sobre você. Vamos ao velho método do caderninho, então pegue papel e caneta para começarmos o nosso planejamento (pode ir lá que eu espero, risos).

>>Dados básicos, com o caderno em mãos anote seu peso atual, idade, altura e problemas de saúde conhecido (por exemplo, colesterol, gastrite, triglicéride, diabete, bronquite, etc.), se possível procurem um médico para uma avaliação e faça um exame de sangue. Anote agora as suas medidas, elas serão muito úteis ao longo da dieta.

>>Inicio do planejamento, até agora coletamos nossos dados pessoais então é hora de planejar a própria dita dieta. Anote a data de inicio, eu recomendo a segunda-feira, mas você poderá está escolhendo qualquer dia da semana, marque a data no caderno, procure uma data que seja o mais breve possível, escolher datas muito distante do presente poderá fazer você esquecer-la ou mesmo desanimar.

>>Definindo metas, agora escreva novamente o seu peso atual e o peso desejado e defina um prazo plausível, por exemplo quero perder 6 quilos em 3 meses. Nesta etapa vale lembrar uma velha regra, pessoas que tem mais peso para perder emagrecem normalmente mais rápido do que as pessoas que tem pouco peso a perder, então na hora de definir sua meta seja realista.

>>Escolhendo atividades físicas e horários, sei que quando você leu isso já deve ter pensado “lá vem ele com os exercícios chatos”, para muitos realmente a pratica de atividade física é um trabalho árduo e desanimador mas a boa noticia é que com o tempo a atividade física praticada com regularidade se torna um prazer e até mesmo um vício, se você superar a “barreira dos 6 meses” fazendo qualquer tipo de exercício o seu organismo passará a sentir falta do mesmo e quando praticar liberará endorfinas de “felicidade”.

Bom, não vou me prender nesta matéria falando dos benefícios da atividade física na dieta (fica para outra matéria) o nosso objetivo nesta é outro então vamos ao foco. Anote agora todos os horários que você tem disponível durante o dia para a atividade física encontre uma brecha de pelo menos 1 hora inicialmente (não venha com a desculpa que você não tem tempo, risos). Agora anote seus horários e suas respectivas tarefas, por exemplo:

09h até às 10h – Caminhada no parque
17h até às 17:30h – Bicicleta Ergométrica
18h até às 19:30h – Academia

O que mostrei acima serve apenas de exemplo, você pode escolher qualquer horário/duração/atividade física que desejar, as opções são muitas como natação, esteira, caminhada, bicicleta, basquete, vôlei, futebol, artes marciais, academia, musculação, subir escadas, levar cãozinho para passear, arrumar casa, enfim as opções são muitas e às vezes até mesmo o trabalho pode ser considerado como atividade física o mais importante é escolher dentre tantas opções as atividades físicas e seus horários e anotar-los. Está pronto? Escreveu tudo no caderno? Parabéns vamos continuar o nosso planejamento.

>>Horários para comer, como no passo anterior vamos definir os horários das refeições isso evita comer fora de hora e a educar seu organismo a não sentir fome fora dos horários de alimentação, eu recomendo no mínimo 6 refeições pequenas diariamente, quanto maior o número de vezes que você se alimentar melhor será para a sua dieta (como já citei em várias matérias) vamos ao exemplo básico de um horário de alimentação:

07h – Café da manha
09h – Lanche
11h – Almoço
14h – Lanche
18h – Jantar
20h – Lanche

Como se percebe acima está uma estrutura de horários para alimentação bem básico, se encontras as 3 principais refeições, Café da manha, Almoço e Jantar. Entre cada refeição básica se encontra o lanche que poderá ser um yogurte, uma fruta, uma barra de cereal, um biscoito, entre outros, sempre prefira alimentos leves e com bom valor nutritivo.

>>Acerte na escolha da dieta, como sabemos existem uma infinidade de dietas por ai, a maioria são dietas da moda, então tem a dieta da carne, da fruta, da sopa, do pão, do arroz, do gatinho que pulou 3 vezes. Neste momento eu aconselho a esquecer todas essas dietas que no fim só trarão prejuízos ao organismo, a regra de uma dieta saudável é simples, comer de tudo e dá preferência a alimentos saudáveis, aqui eu posso recomendar a Dieta dos pontos, no dieta na rede você poderá saber mais sobre clicando no menu lateral. Agora estude sobre a dieta que você for fazer e a conheça melhor se for à dieta dos pontos o material é vasto (aqui mesmo no dieta na rede tem ela totalmente explicada). Decidiu que dieta fazer? Vamos para a próxima parte.


Limite calórico ou de pontos, agora que você já sabe que hora deverá comer e vai prometer em nome do dieta na rede que não comerá fora dos horários (risos) e já decidiu qual dieta seguir e anotou no “caderninho da dieta” vamos saber quanto se pode comer ao longo do dia. Cada pessoa tem o seu limite calórico ou de pontos diferente, isso é relativo à sua idade, sexo, altura, peso e rotina diária, se você escolheu a dieta dos pontos leia a seguinte matéria “Dieta dos Pontos – Parte 2 – Calculando seus Pontos” se decidiu fazer outra dieta veja como é seu calculo de limite calórico e a anote em seu caderno, prontos agora para a próxima fase.
Reeducação alimentar e divisão de alimentos, primeiro vamos analisar os alimentos que consumimos com mais regularidade e anotar-los no famoso caderno, agora é hora de tirar da sua alimentação os “não-saudáveis”, isso mesmo, comece cortando os fastfoods, a batata frita, o chocolate, o vilão açúcar, e todos os alimentos gordurosos (sei que você sabe o que não deve ser consumido). Agora faça uma outra lista de alimentos saudáveis e que às vezes não são consumidos, inclua tudo tipo de vegetais e frutas. Feito a lista de alimentos que você vai consumir procure as calorias de cada um, pegue o seu limite de pontos ou calorias e com esta conta vá dividindo os alimentos por refeições até chegar próximo ao limite, esse é o seu cardápio! Faça um cardápio com alimentos diferentes para cada dia da semana e corra para as compras com a sua lista de alimentos saudáveis.

Pronto! Acabamos o planejamento de nossa dieta, agora você já tem todos os dados necessários para iniciar uma dieta de sucesso, você já tem estipulado o seu horário para comer e qual alimento vai consumir em cada alimentação, já tem seu planejamento de atividades físicas, descobriu qual o seu consumo necessário de calorias ou pontos por dia, resumindo, agora você terá total controle sobre a sua dieta que significa regras portanto a probabilidade de erro é muito pequena e com toda certeza seguindo estes passos você poderá iniciar a sua dieta e ter grandes resultados.

1 INCENTIVOS:

Anônimo disse...

é isso ai.... planejamento acima de td nós ajudam sempre!!!

beijokas=**

Postar um comentário

Obrigada por Comentar...
Vocês são minha Força. Beijos