Seguidoras

Quem sou eu

Minha foto
SAO JOSE DOS CAMPOS, SAO PAULO, Brazil
Um ser em transformação.

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Dicas para uma Dieta Detox



1 - Não consuma alimentos congelados e industrializados! Ficam proibidos alimentos com aditivos, adoçantes e conservantes (exemplos: molhos prontos, gelatinas, sucos e alimentos diet) e também aqueles com glutamato monossódico (como shoyu, caldo de galinha, sopas em pó etc).

2 - Fique longe das farinhas em geral. Deve-se tomar muito cuidado com massas, biscoitos e pães. Mesmo os integrais estão proibidos. Caso o nutricionista libere (cada caso é um caso), é possível a utilização das farinhas sem glúten, fécula de batata ou mandioca, amido de milho, polvilho, farinha de arroz.

3 - Alimentos extremamente proibidos: leite e derivados (queijo mesmo que magros, iogurtes, coalhadas, manteigas, requeijão etc) estão fora do cardápio; bem como a soja e derivados (leite, iogurte, queijo de soja fermentado e missô – tempero). A exceção é o tofu.

4 - Fuja desses alimentos: açúcar de qualquer forma (mel, melado, mascavo e adoçantes); bebidas com cafeína (café, cappuccino, chá mate, chá preto); laranja, mexerica, berinjela, batatas, tomate, feijão e ovo.

5 - Não consuma sal, temperos e molhos prontos. Troque por ervas como cebolinha, salsinha e gengibre. Pode temperar com missô e, se for necessário, pouquíssimo gersal.

6 - Abuse dos alimentos crus. Varie bastante, pois você não poderá repetir as hortaliças nas principais refeições.

7 - Beba bastante água. Tome em média 6 a 8 copos de água pura, além dos chás e sucos indicados.

8 - Verduras são muito bem vindas. Varie e capriche na quantidade dos seguintes alimentos: couve, agrião, brócolis, rúcula, repolho, rabanete e brotos (alfafa, feijão...) e todas as verduras escuras. Não se esqueça de mastigar bastante os alimentos. Alguns cuidados importantes no preparo: picar bem, não aquecer em microondas e não cozinhar mais de 8 minutos. Retire as folhas externas das verduras e faça uma boa higienização.

9 - Dê gosto aos pratos. Faça todas as preparações com bastante alho, cebola e ervas variadas (secas ou frescas). Capriche na quantidade e variedade das ervas e especiarias. É permitido o uso do vinagre de maçã também.

10 - O limão é muito bem vindo. Tome suco de limão batido com casca. Você também pode utilizá-lo para temperar saladas e colocar raspas da casca em preparações e chás. Atenção: lave bem a casca antes de utilizar.

11 - Faça do chá um aliado. Tome os chás recomendados pelo nutricionista, de 3 a 5 xícaras, ao longo do dia. Divida as porções, não consuma tudo de uma vez só. Não adoce o chá e alterne os chás dia a dia.

12 - Dê preferência para alimentos orgânicos, principalmente carnes.

13 - Não consuma carnes vermelhas (como boi, porco e carneiro). Devem-se consumir apenas as carnes brancas e magras. Lembre-se que a preparação deve ser sem frituras, farinhas ou molho. Dê preferência aos peixes e varie bastante. Atenção: o consumo do salmão deve ser somente uma vez por semana e carnes enlatadas, como sardinha e atum, devem ser lavadas e retemperadas.

14 - Use algas variadas nas refeições. Elas ajudam muito no metabolismo. Consuma, no mínimo, três vezes por semana.

15 - Desconfie de alimentos naturais muito grandes. Prefira sempre os menores e os alimentos da época, principalmente as frutas.

16 - Não consuma bebidas alcoólicas de forma alguma.

17 - Não armazene comida em recipientes de plástico. Retire os alimentos de suas embalagens plásticas e coloque-os em outro local (cerâmica, vidro ou papel).

18 - Mexa-se. Faça, no mínimo, 50 minutos de atividades por dia. Dê preferência para aqueles que lhe trazem prazer! Exercite-se todos os dias, incluindo finais de semana.

19 - Relaxe. Atividades como acupuntura, Reiki, escutar uma boa música, fazer uma oração ou meditação acalmam os hormônios do estresse e auxiliam o processo de emagrecimento.

20 - Evite o cigarro e medicamentos, principalmente neste período. Eles trazem muitas toxinas para o organismo. Medicamentos somente os indispensáveis.

21 - Coma sempre sentado à mesa e mastigue bem. Evite assuntos e conversas que tirem sua concentração da comida. Saboreie os alimentos, coma devagar para absorver melhor os nutrientes.

22 - Jante no máximo duas horas antes de dormir. E durma somente o necessário e quanto mais cedo for para cama, melhor se sentirá. A principal fase da desintoxicação ocorre entre 23h e 2h da madrugada. O cansaço enfraquece o metabolismo

1 INCENTIVOS:

Marjorie disse...

Vanessa, adorei as dicas para detox. Confesso que quando faço as minhas detox não sigo várias dessas dicas. Agora já sei como fazer a detox ser melhor ainda. Obrigada!
Bjus

Postar um comentário

Obrigada por Comentar...
Vocês são minha Força. Beijos