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terça-feira, 15 de novembro de 2011

PENSANDO NO PROJETO 15 DIAS SAUDAVEIS !!! MONTANDO UM CARDÁPIO SAÚDAVEL PARA PERDER PESO!

Para um planejamento de um cardápio saudável, faz-se necessário a escolha dos alimentos que irão compor a refeição. A variedade alimentar é importante, os diversos grupos alimentares presentes na dieta garantirão a soma de todos os nutrientes necessários à saúde do indivíduo. Além da variedade alimentar, na escolha do cardápio deve-se dá preferência aos alimentos que são da época e da região pois eles apresentam menor custo e maior disponibilidade. A qualidade dos alimentos é de extrema importância na elaboração de um cardápio saudável.
Para manter uma alimentação saudável é necessário que ela seja balanceada, equilibrada e adequada as necessidades nutricionais de cada indivíduo, ou seja, é importante comer diferentes alimentos ao longo do dia em quantidades adequadas de acordo com suas necessidades energéticas. Os cinco grupos de alimentos propostos na pirâmide alimentar adaptada à população brasileira (PHILLIP, 1999) devem estar dispostos na dieta durante o dia, não se faz necessário que uma única refeição contemple todos estes alimentos.

Grupos alimentares que irão compor as refeições ao longo do dia.

*O grupo dos carboidratos que contemplam os cereais, as massas, os pães entre outros devem estar presentes no café, almoço e jantar a versão integral dos carboidratos são opções saudáveis para um cardápio – 5 a 9 porções diárias
*Os alimentos do grupo dos leites e derivados devem estar presente no café ou jantar. Nunca consuma alimentos que sejam fontes de cálcio aliado a alimentos que sejam fonte de ferro, pois um atrapalha a absorção do outro, desfavorecendo a sua dieta. – 2 ou 3 porções diárias
*O grupo das carnes, ovos e leguminosas (feijões, ervilhas, lentilha, soja) devem estar presentes somente em uma refeição do dia – 1 porção diária
*Os açúcares e os óleos devem ser usados com moderação
*As frutas podem ser consumidas na forma de suco, porém tome cuidado com a quantidade de açúcar utilizada, ou durante o intervalo das refeições – 3 a 5 porções diárias
*As verduras e legumes podem ser consumidos no almoço e jantar – 4 a 5 porções diárias. Abrir o almoço com um prato de salada é uma boa opção, pois evita que o indivíduo exagere na quantidade de alimento que será ingerida
EXEMPLO DE CARDAPIO SAUDAVEL PARA O DIA A DIA
Para pessoas que querem emagrecer de forma saudável e definitiva sem precisar abrir mao de nenhum grupo alimentar.
*CAFÉ DA MANHÃ
Leite desnatado com café e adoçante, pão integral, margarina light, mamão papaia.
*LANCHE DA MANHÃ
Barra de cereal diet, suco de limão com adoçante.
*ALMOÇO
Salada de rúcula com beterraba, arroz, feijão, frango assado, brócolis refogado.
*LANCHE DA TARDE
Suco de laranja natural, biscoitos de aveia e mel, goiaba.
*JANTAR
Salada de ervilhas frescas e cenoura, macarrão parafuso ao sugo, bife grelhado, escarola refogada.
*LANCHE DA NOITE
Chá de hortelã, bolachas de água e sal, geléia diet, banana prata.
Dá para comer de tudo. Se for possível conciliar uma atividade física (nem que seja uma caminhada de 30 minutos), vai funcionar muito melhor!

ESPERO QUE TENHAM GOSTADO DAS DICAS...BEIJOSSS MENINAS...AHH!! COMENTEM ADORO SABER SE VC ESTÃO GOSTANDO!!!

4 INCENTIVOS:

Lidi disse...

Adorei!
Dicas simples mas que fazem toda a diferença.
Beijos

Lu Pinheiro disse...

Oi querida...
Gostei muito do projeto de emagrecimento e do post...
vamos juntas nessa...
bjs da Lú

Vanessa Pimenta disse...

Van,adorei o layout novo,muito fofo!!!
Quando eu sair da Dukan quero seguir um cardápio bonitinho como esse que vc postou!Não vejo a hora de poder comer de tudo,mas sem exageros!

ELAINE disse...

Vanessa! Gostei muito do teu blog! Interessantíssimo! Devido a problemas de saúde (hipotiroidismo)tive um ganho muito grande de peso! Tô fazendo tratamento e tentando...Amiga...Não éééé fácil!!! Mas...eu ainda chego(ou volto, rsrsrs)pro lugar! Vem me visitar também! Já tô te seguindo! Bjo no coração!
http://elaine-dedentroprafora.blogspot.com/
Elaine Averbuch Neves

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