Seguidoras

Quem sou eu

Minha foto
SAO JOSE DOS CAMPOS, SAO PAULO, Brazil
Um ser em transformação.

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Dia mundial da Obesidade + Alimentos funcionais

Você sabia que hoje é o Dia Internacional da Obesidade?Isso mesmo hoje dia 11 de outubro. Esse problema tem crescido tanto no mundo todo que até criaram um dia específico para debater sobre esse assunto. Os números são alarmantes! De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), há cerca de 1,6 bilhão de pessoas acima de 15 anos que estão com excesso do peso. Destes, 400 milhões são obesos.
O que fazer para combater esse problema? Quem tem sobrepeso ou é obeso deve seguir um plano alimentar saudável. Mas mais do que isso: é importante também incluir determinados alimentos funcionais na dieta. Mas o que são alimentos funcionais?
São aqueles que contêm substâncias ativas capazes de atuar no organismo, prevenindo e combatendo doenças, principalmente crônicas.
”Os compostos funcionais que podem ajudar no combate à obesidade são os alimentos ricos em fibras e os termogênicos, como pimenta vermelha, mostarda, gengibre, chá verde e café”, afirma Eliane Lopes Rosado – nutricionista e professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro – em palestra no Mega Evento de Nutrição realizado no Centro de Convenções do Shopping Frei Caneca, em São Paulo, no dia 7 de outubro.Os alimentos termogênicos são chamados assim porque aceleram o metabolismo, fazendo com que o corpo queime mais calorias. Um outro bom exemplo disso é o óleo de coco, estudado pela professora Eliane. Ele contém um tipo de gordura chamado triglicerídeos de cadeia média – TCM , que contribui para a perda de peso e a redução da gordura corporal. Segundo a especialista, esse óleo pode diminuir o apetite. Além disso, pode reduzir o colesterol ruim e aumentar o bom.
Que tal incluir esses alimentos na sua dieta? Mas atenção: se você está com sobrepeso ou é obeso, antes de iniciar qualquer dieta, consulte um médico e um nutricionista. Converse com eles sobre a possibilidade de consumir determinados alimentos funcionais. Também é importante checar a quantidade adequada. Isso depende de pessoa para pessoa, ok. O ideal é emagrecer de maneira saudável.

1 INCENTIVOS:

Anônimo disse...

é bem isso mesmo, mesmo sendo natural se não tiver uma orientação adequada, pode causar efeitos indesejáveis!! eu sei bem como é já cai nessa rsrs
beijokas =**

Postar um comentário

Obrigada por Comentar...
Vocês são minha Força. Beijos